Editora Maciço

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS: No Desenvolvimento de Habilidades e Competências em Estudantes com Dificuldades de Aprendizagem

Palavras-chave: Tecnologias Educacionais. Alfabetização Digital. Recursos Digitais.

Autor

Eduardo de Castro Campos

Resumo

O presente estudo examina o papel das tecnologias educacionais no desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes com dificuldades de aprendizagem, tendo como questão norteadora: como as tecnologias educacionais podem contribuir para uma educação mais inclusiva e adaptativa? O objetivo geral consiste em analisar como as tecnologias podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com dificuldades de aprendizagem. E os seguintes objetivos específicos: investigar quais tecnologias educacionais possuem maior potencial para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento socioemocional; identificar as diretrizes e políticas públicas que orientam o uso de tecnologias educacionais no Brasil; e discutir os desafios e possibilidades da integração das tecnologias às práticas pedagógicas. Este estudo é uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de caráter analítico e descritivo. Os resultados revelam que as tecnologias educacionais, como plataformas de ensino adaptativas, aplicativos educativos e jogos pedagógicos, possuem grande potencial para promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais em estudantes com dificuldades de aprendizagem.

No entanto, essa integração tecnológica enfrenta desafios como a infraestrutura deficitária de muitas escolas, a falta de equipamentos tecnológicos e a necessidade de formação inicial e continuada dos docentes para utilizarem as ferramentas de maneira pedagógica. O estudo conclui que, embora as tecnologias educacionais representem um recurso significativo para a personalização do ensino e a promoção da aprendizagem, sua efetividade depende de um planejamento cuidadoso, de políticas públicas robustas e de esforços contínuos para capacitar professores e criar ambientes educacionais inclusivos e adaptados às necessidades dos estudantes.

DOI

https://doi.org/10.58285/m73197236