O trabalho a seguir discute sobre a utilização das metodologias ativas em sala de aula afim de proporcionar um melhor processo de ensino e aprendizagem. Seu objetivo é refletir sobre o uso das metodologias ativas como proposta didática para as aulas de ciências. Baseia-se em uma metodologia de pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo e exploratório, a partir de leituras de obras mais recentes de autores conhecedores do assunto. Conforme os avanços da sociedade se consolidam, a escola também necessita evoluir. Com isso, a história da educação transforma-se ao longo dos anos, saindo de um regime de autoritarismo, com o professor, autoridade inquestionável, localizado no centro do conhecimento, e o aluno, receptor de informações, sem direitos a questionamentos ou contraposição, para uma sociedade em que o conhecimento se manifesta de forma coletiva e compartilhada, de maneira bilateral, através de ferramentas que despertam o engajamento, a curiosidade e desenvolvem múltiplas habilidades necessárias para a sociedade contemporânea, neste formato de educação, o professor atua como um mediador do conhecimento e o estudante o principal responsável pela sua aprendizagem. Especificamente dentro do componente curricular de Ciências da Natureza, encontraram-se práticas envolvendo a utilização das metodologias ativas que instiga o estudante a ter curiosidade,
característica necessária para o estudo de ciências e facilitam a aprendizagem do conteúdo. Aos poucos, as mudanças consolidadas na educação mostram resultados promissores, gerando uma aprendizagem muito mais significativa.