Palavras-chave: Tecnologias Educacionais. Alfabetização Digital. Recursos Digitais.
Milena Vuaden
A alfabetização representa uma das etapas fundamentais da trajetória escolar, assumindo contornos ainda mais desafiadores no contexto contemporâneo em virtude das transformações culturais provocadas pela presença cotidiana das tecnologias digitais. Esta pesquisa se insere nesse cenário ao investigar empiricamente o uso de recursos digitais no processo de alfabetização de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, partindo da constatação de que há limitações nas metodologias convencionais frente aos repertórios culturais das crianças que já interagem com dispositivos digitais antes da entrada na escola. O objetivo geral consiste em analisar, através de observação participante e coleta de dados empíricos, os impactos do uso pedagógico de recursos digitais no processo de alfabetização, com ênfase no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A metodologia adotada caracteriza-se como estudo de caso de natureza qualitativa, desenvolvido através de pesquisa de campo com observação participante em uma instituição de ensino público, complementada por pesquisa bibliográfica sistemática em bases de dados como SciELO e Periódicos CAPES. Os resultados demonstram que a integração sistemática de recursos digitais como jogos educacionais online, ferramentas de inteligência artificial educacional, plataformas de produção textual digital e recursos multimídia produz impactos positivos significativos no desenvolvimento das competências de leitura e escrita, evidenciando melhorias consistentes na consciência fonológica, fluência de leitura, compreensão textual e produção escrita. As conclusões apontam que as tecnologias digitais, quando integradas de forma pedagogicamente fundamentada, atuam como catalisadoras de transformações significativas nos processos de ensino e aprendizagem e atendem às diferentes necessidades dos alunos em processo de alfabetização.
https://doi.org/10.58285/m73197236